Os 26 filmes recomendados por David Fincher: 01 Butch Cassidy and the Sundance Kid.

Há algum tempo, roda a internet uma imagem de uma folha com 26 nomes de filmes escritos… essa mesma que você viu aí em cima. Tudo indica que estas anotações dizem respeito àqueles que são considerados os filmes preferidos de David Fincher, consagrado diretor de filmes como Se7en, Clube da Luta e A Rede Social.





Eu sempre digo que uma ótima forma de se estudar cinema é estudar seus diretores favoritos, ler sobre eles, suas entrevistas e estudar, ou melhor, “dissecar” os filmes dirigidos por eles. Outra ideia também - e com a internet isso fica mais fácil -, é descobrir os filmes preferidos, as obras que influenciaram esses diretores que você tanto admira, e entender o impacto destes filmes na sua obra.


Essa lista possui títulos excelentes e diversificados, muitos deles já pertencentes a diversas listas de melhores filmes, e outros que não são tão famosos e comentados por aí. Provavelmente, se você está lendo este texto é um fã de cinema e já deve ter assistido alguns, o que não é motivo para não reassisti-los.


Já que o nome de Fincher hoje está em alta, devido ao impacto que seu novo filme Mank vem causando na crítica, e gerando muita expectativa no grande público, o site Indiewire publicou essa mesma lista e tenta dar o caminho de onde seus leitores podem encontrar e assistir aos filmes que supostamente influenciaram Fincher (Se quiser ver o link original, clique AQUI!).


Entrando nessa onda, aproveito o meu blog e também publico a tal lista e não apenas tento dizer onde os filmes em questão estão disponíveis para o espectador brasileiro, mas vou além e tento mostrar os impactos destes filmes no trabalho de David Fincher e, enfim, uma pequena reflexão sobre a relevância destes filmes para quem gosta de cinema.


Mank estreia dia 04 de dezembro no Netflix e o filme é sobre Herman J. Mankiewicz, o roteirista do filme Cidadão Kane, e as tumultuadas relações no desenvolvimento, (como são a de quase todo filme) Cidadão Kane é vez e outra considerado por especialistas como o melhor filme de todos os tempos, inclusive pelo AFI – American Film Institute em suas diversas listas de melhores filmes, esta que pode ser acessada aqui.(https://www.afi.com/afis-100-years-100-movies/). Importante dizer que o filme conta com o crédito pelo roteiro do pai de David

Fincher, Jack Fincher.


No Podcast Arquitrama (https://www.arquitrama.com/podcast-2) teremos edições especiais não só sobre Mank, mas também sobreo próprio Cidadão Kane, o trabalho de David Fincher e seu estilo, e uma série de edições onde farei análises de filmes sobre filmes, ou sejam, filmes que tratam e se passam em produções cinematográficas. Enquanto Mank não é lançado, aproveite para colocar esses filmes em sua lista, e a sua lista em dia.


A partir de hoje farei uma postagem por dia sobre cada um destes filmes. Em cada uma delas apresento algumas informações sobre os 26 filmes recomendados por David Fincher, uma sinopse, onde encontrar o filme (ou não), qual a relevância do filme e por fim, se possível, qual o impacto do mesmo na obre de David Fincher. Espero que aproveitem.



01 - BUTCH CASSIDY AND THE SUNDANCE KID






Diretor: George Roy Hill


Roteiro: William Goldman


Elenco: Paul Newman, Robert Redford, Donnelly Rhodes, Ted Cassidy e Katharine Ross


Sinopse: Sundance (Robert Redford) é um pistoleiro poderoso e rápido, e seu parceiro Butch Cassidy (Paul Newman) um malandro de bom coração. Com a mudança dos tempos, já não fica mais fácil assaltar o dinheiro de bancos, estes que montam um exército de ex-pistoleiros e saem em perseguição a dupla, que foge o mais longe que pode dessa “polícia” contratada pelos bancos.


Onde encontrar: Não encontrei o filme em nenhum streaming no Brasil. No site filmellier (https://www.filmelier.com/pt/br), que ajuda a encontrar filmes e onde assisti-los, diz que o filme está disponível no NOW e no Telecine. Mas eu chequei e não os encontrei. Minha sugestão é que se compre o DVD, afinal, se você gosta de ou estuda cinema é importante ter seu acervo particular de DVD’s com extras sobre a produção e cenas cortadas. Encontrei boas versões deste DVD no Mercado Livre e no Enjoei a preços bem interessantes, entre nove e vinte reais.


Relevância deste filme: Assim como Wild Bunch, dirigido por Samuel Peckinpah, esse filme fala sobre o fim e a morte do cowboy no western. São filmes onde as mudanças sociais, políticas e econômicas não permitiam mais a existência de foras da lei. Agora o estado, os bancos contratam os ex-criminosos para cuidarem da lei e da ordem, ou de seu património e caçam implacavelmente aqueles que agem à margem da lei. Os cowboys haviam sido irremediavelmente ultrapassados pelo tempo e pela civilização, são filmes sobre a morte do western.


Impacto na obra de David Fincher: Segundo o imdb, este foi o filme que fez com que David Fincher se decidisse em seguir a carreira como diretor de cinema. Ao oito anos de idade ele assistiu por acaso o making off do filme, e foi então que ele entendeu como os filmes são feitos, que não eram filmados na sequência em que a história ocorre, e que e um filme de duas horas, não era filmado em duas horas, mas sim durante meses e meses. Ele viu os sets, as equipes e os truques e pensou que trabalhar com isso poderia ser algo muito legal.


Fonte: https://thefilmstage.com/listen-david-fincher-talks-gone-girl-zodiac-and-more-in-50-minute-conversation/#:~:text=%E2%80%9CI%20was%20about%20seven%20years,allowed%20to%20go%20see%20it.





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 by Arquitrama.

(11)99600-7376

dannyeu@hotmail.com

Rua CIncinato Braga, 691. CEP 09890-300. São Bernardo do Campo - SP

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
  • Twitter ícone social
  • Blogger ícone social
  • White Facebook Icon